Notícias

Conformidade RGPD

Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia

A partir de 25 de Maio deste ano (2018), o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (RGPD) entra em vigor para todos os estados membros. De modo a cumprir os novos requisitos desta lei, e para garantir que continuamos a prestar-lhe o melhor serviço possível, a People & Skills atualizou a sua Política de Privacidade. 

Para ajudá-lo(a) a compreender de forma clara estas atualizações, partilhamos consigo um resumo de todas as alterações que realizámos. 

Eventos

Workshop Comunicação Assertiva no Trabalho

A Comunicação Assertiva e o Relacionamento Interpessoal nas Organizações !!!

Academias



A carreira em Secretariado

O antigo estereótipo que retrata a secretária como alguém que serve cafés e atende telefones não podia estar mais longe da realidade dos dias de hoje, e a Assessoria Executiva é cada vez mais uma profissão em voga e de extrema importância.

Um profissional de Secretariado é um dos responsáveis pela organização do escritório, arquivando documentos, redigindo cartas e ofícios e mantendo a comunicação entre empresa e clientes. Pode assessorar executivos em reuniões e participar das decisões e rotinas de uma empresa.

Esta profissão tem um papel cada vez mais estratégico e importante dentro de empresas e instituições. A função de Secretariado tem a missão de ser um facilitador para as Chefias, independentemente do sector de actividade a que se dedicam.

Com a globalização e a evolução da tecnologia as tarefas do Secretariado foram-se reinventando, por conseguinte, estes profissionais continuam a ser insubstituíveis no apoio a Chefias, desempenhando funções diversas e exigentes. É esperado que tenham uma capacidade de organização, uma apresentação esmerada, que usem de diplomacia no trato, além de deterem habilidade para comunicar com os mais variados tipos de públicos.

Os profissionais de Secretariado são parte da imagem da organização, são o “rosto” da hierarquia, pelo que a imagem que projectam não pode desrespeitar os valores éticos e morais, nem podem ter um estilo que não considere estes aspectos.

Perfil do profissional formado em Secretariado

Organização é, sem dúvida, uma das características mais importantes para um profissional formado em Secretariado.

Como trabalha com a redação de documentos oficiais, é fundamental que tenha um bom conhecimento sobre as regras gramaticais da Língua Portuguesa. É desejável que tenha também conhecimentos em  outro idioma.

Gostar de lidar com o público e ter boa comunicação são características queauxiliam a prática das atividades deste profissional.

Mercado de trabalho para quem faz Secretariado

O profissional formado em Secretariado é bastante versátil e pode atuar em vários setores da economia, como indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs, órgãos públicos, etc.

Essa versatilidade faz com que o mercado de trabalho para secretários seja amplo. Existem oportunidades de emprego para este profissional em todas as regiões do país e em todos os tipos e tamanhos de empresas. As áreas que concentram o maior número de vagas são os grandes centros urbanos e regiões com grande concentração de indústrias.

Empregabilidade

A Page Personnel Secretarial & Management Support, empresa de recrutamento de quadros intermédios e funções técnicas de suporte, revelou o balanço anual do recrutamento para a área de Secretariado & Administração no âmbito do Dia da Secretária, assinalado a 9 de Fevereiro:

  • Em 2014 a Page Personnel Secretarial & Management Support registou um crescimento de 77% nas colocações face a 2013, um incremento especialmente impulsionado pelos sectores de Farmacêutica & Saúde (19,8%), Grande Consumo (16.1%) e Financeiro (11,05%). Os três sectores representaram 46,9% das contratações.
  • O perfil mais procurado é o de Secretária de Direcção, representando 48% dos processos. Esta continuará a ser uma tendência em 2015 especialmente para sectores como Farmacêutica & Saúde e Legal. A média salarial dos perfis recrutados ao longo do ano é de 21.000 €/ano.

Estudo em: http://www.asp-secretarias.pt/

Em portais online de anúncios de emprego em Portugal, é visível uma maior procura no mercado em determinadas áreas, refletindo a existência de poucos profissionais qualificados nessas áreas.

  • Secretariado
  • Comercial / Vendas
  • Turismo
  • Cisco
  • Programação

Entre as profissões mais procuradas em Portugal estão as relacionadas com a engenheira, as atividades comerciais e as tecnologias de informação. As menos procuradas estão relacionadas com a área da Saúde, Recursos Humanos e serviços jurídicos.

Empresas Portuguesas preveem contratar em 2015 | Os profissionais mais procurados em 2014 | Guia Laboral

Saídas Profissionais

O curso de secretariado da People & Skills permite as seguintes saídas profissionais: 

  • Secretariado de Direção e Administração;
  • Assessoria de Administração;
  • Assessoria de Direção;
  • Coordenação técnica de serviços e gabinetes de comunicação;
  • Organização e coordenação de actividades socioculturais.

Estudo de Remuneração

Uma pesquisa realizada pela Page Personnel (http://www.pagepersonnel.pt/), grupo de recrutamento especializado, indica que a remuneração de um profissional de secretariado pode ser superior a 25.000,00 € /ano.

Invista no seu Futuro | Inscreva-se já!

Para mais informações contacte um dos nossos comerciais através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone +351 211 953 454.



A carreira em Vendas

O perfil comercial tem vindo a ser um dos mais solicitados, em Portugal sobretudo com a aposta na internacionalização de muitas empresas. Vivemos numa época cada vez mais competitiva e concorrencial. A habilidade de prospecção de clientes, de venda e negociação são competências base para que a empresa resista no mercado empresarial.

Os Benefícios de Uma Carreira na Área Comercial

Uma carreira na área comercial pode oferecer oportunidades financeiras de sucesso e proporcionar um sentimento de dever cumprido e orgulho a cada negócio fechado. Um elevado número vê a carreira em vendas como uma escolha de carreira pré-definida, mas há vários benefícios e recompensas na carreira comercial que por vezes não são valorizadas ou que são colocadas em segundo plano. 

 

  • Oportunidades de evolução e Desafios de Carreira
  • Segurança
  • Forte Potencial Financeiro
  • Horários Mais Flexíveis
  • Conhecer Pessoas
  • Formação e evolução contínua
  • Satisfação Pessoal

Perfil do profissional formado em Vendas 

O perfil de um vendedor da atualidade é o de um estratega, ou seja, aquele que tem a capacidade de ultrapassar a linearidade de efetuar apenas uma boa venda de um determinado produto. O vendedor do século XXI é dotado de competência e capacidade para auxiliar seu cliente a ter uma visão do futuro para o desenvolvimento de seus negócios. Esta é uma atitude que conquista a confiança do cliente sempre procurará a orientação do vendedor, em caso de necessidade em relação ao produto ou serviço adquirido ou venha a ser adquirido no futuro. 

Este perfil é diferente do vendedor do passado que em algumas situações nem necessitava da competência em vendas ou de skills de comunicação ou de inter-relação com o cliente, que não tinha como e onde se queixar de uma compra errada. Na sociedade atual, as informações do mundo globalizado acontecem em tempo real; portanto, o comprador, seja ele um intermediário ou consumidor final, está bem informado quanto aos produtos e ou serviços e aos seus direitos como consumidor,  devido ao poder de comunicação via Internet. 

O século XXI criou o perfil do vendedor consultivo e a estratégia da venda consultiva tem como objectivo ajudar clientes e prospects a comprar. As vendas consultivas têm, como principla característica, a transformação do vendedor em consultor capaz de orientar clientes nas suas dificuldades quanto aos produtos ou serviços adquiridos, como uma forma de agregar valor à prestação de serviços e aos produtos colocados à venda. 

O vendedor competente necessita algo mais do que conhecer os detalhes do produto que vende; ele tem necessidade de ser empático e captar os desejos do consumidor para conseguir seduzi-lo. Portanto, o vendedor é uma personagem especial que está diante do consumidor para resolver aos seus anseios. Este perfil de vendedor é valorizado, pois procura o envolvimento de quem vende com as verdadeiras necessidades do comprador. 

Mercado de trabalho para quem faz carreira Comercial 

Os gestores comerciais e de vendas trabalham predominantemente como trabalhadores por conta de outrem, em empresas privadas e públicas. De entre as entidades que empregam estes profissionais, destacam-se as grandes e médias empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços, designadamente as instituições do ramo financeiro (bancos, seguradoras e outras instituições de crédito). Em princípio, qualquer empresa que venda produtos e/ou preste serviços em grande ou média escala necessita de ter um profissional responsável pela sua comercialização e pela definição de estratégias comerciais.

Saídas Profissionais

O curso de Carreira Comercial da People & Skills permite as seguintes saídas profissionais em instituições privadas ou públicas direcionadas para a venda de bens e serviços: 

  • Diretor Comercial / Vendas
  • Chefe de Vendas
  • Key Account Manager
  • Agente ou Delegado Comercial
  • Promotor de Vendas
  • Assistente comercial.

Empregabilidade 

Tendo em conta os anúncios que diariamente são publicados na imprensa nacional, é possível afirmar que a procura destes profissionais no mercado de trabalho é grande e que as suas oportunidades de emprego são variadas. Independentemente da sua dimensão, sector de actividade ou área de negócio, são inúmeras as empresas que procuram pessoas com um perfil comercial (com ou sem experiência na área). Esta procura decorre, em grande parte, das empresas reconhecerem cada vez mais que devem funcionar de acordo com as exigências dos consumidores ou clientes, segundo uma política comercial bem definida e eficaz. 

Por outro lado, as oportunidades de iniciar e evoluir na carreira profissional são múltiplas, pois existe uma diversidade de funções ou cargos na área comercial (vendedor, gestor de clientes, chefe de vendas, etc.). Esta situação leva a que os profissionais desta área mudem frequentemente - e com alguma facilidade - de funções dentro da sua empresa ou até de entidade empregadora. Este facto é, só por si, gerador de emprego, uma vez que a rotação de pessoal conduz ao constante aparecimento de vagas que as empresas necessitam de preencher. 

Empresas Portuguesas preveem contratar em 2015 | Os profissionais mais procurados em 2014 | Guia Laboral

As zonas geográficas onde a procura destes gestores é maior são as que apresentam um grande desenvolvimento económico e industrial, ou seja, os grandes centros urbanos e as regiões industrializadas. De entre estas zonas, destacam-se as regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto e a região industrializada do Norte do país. Contudo, a actividade comercial distribui-se por todo o território nacional, pelo que estes profissionais não têm grandes restrições geográficas.

Estudo de Remuneração

Uma pesquisa realizada pela Page Personnel (http://www.pagepersonnel.pt/), grupo de recrutamento especializado, indica que um profissional na área comercial pode ser superior a 100.000,00 € /ano.

Informações e estudos:

Invista no seu Futuro | Inscreva-se já!

Para mais informações contacte um dos nossos comerciais através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone +351 211 953 454.